Barra do Garças apoia Campanha Nacional de vacinação Antirrábica canina e Felina.

Barra do Garças apoia Campanha Nacional de vacinação Antirrábica canina e Felina.

No próximo sábado (11), das 8 às 17 horas estará acontecendo à vacinação antirrábica canina e felina. Toda a população está convocada para levar seus animais para serem vacinados.

A Secretaria de Saúde divulgou os locais dos postos  de vacinação. Confira:

  • Todos os PSF’s;
  • CECAP – centro.
  • Escola Norberto schwantes – bairro Piracema;
  • Escola Estadual Prof. Maria Nazareth – Jardim Pitaluga;
  • Escola Francisco dourado - Jardim Amazonia;
  • Coopema - R. Independência, 2742 Centro, Barra do Garças;
  • Ginásio Arnaldo Martins – bairro São Benedito.

A raiva é uma zoonose de etiologia viral transmitida ao homem por meio de contato com animais doentes. É passível de eliminação no ciclo urbano (cão e gato), o que levou ao compromisso internacional de eliminação da raiva humana transmitida por cães até 2012 nas Américas.

O homem recebe o vírus da raiva através do contato com a saliva do animal enfermo. Isto quer dizer que, para ser inoculado, não precisa necessariamente ser mordido - basta que um corte, ferida, arranhão profundo ou queimadura em sua pele entrem em contato com a saliva do raivoso. Independente da forma de penetração, o vírus se dirige sempre para o sistema nervoso central.

O tempo de incubação, porém, varia com a natureza do vírus, o local da inoculação e a quantidade inoculada. Se o ponto de contágio tiver sido a cabeça, o pescoço ou os membros superiores, o período de incubação será mais breve, porque o vírus atingirá a região predileta com maior rigidez. A partir daí, o vírus migra para os tecidos, mas sobretudo para as glândulas salivares, de onde é excretado juntamente com a saliva.

Tanto no homem como nos animais, quando os sintomas da moléstia se manifestam, já não há mais cura possível. Assim, todo tratamento tem que ser feito durante o período de incubação, quando o paciente não apresenta sintomas e não manifesta queixas.

Voltar

Fale conosco

Rua Independência, 1.284
Campinas
78.600-000
Barra do Garças, MT
(66) 3401-1630 | 3401-2946
[email protected]
[email protected]